CHARLES JAMES FOX BUNBURY

Naturalista inglês: 1808-1894. Obra: Viagem de um naturalista inglês ao Rio de Janeiro e Minas Gerais 1833 - 1835). Esteve em São João del-Rei em 1835.

Crítica: Sua apreciação sobre nossa cidade pouco ou nada acrescenta ao que já haviam escrito os visitantes que o precederam.

Alcancei São João del-Rei no dia 20, depois de uma viagem de nove horas, de Lagoa Dourada, e lá fiquei todo o dia seguinte. Uma cidade menor que Ouro Preto, porém mais limpa e melhor construída, as ruas mais largas, mais regulares e melhor calçadas e as casas de um aspecto bem mais moderno. E situada num vale, ao pé de colinas nuas rochosas, de pouca altura, e no meio do qual corre um pequeno rio raso, atravessado por duas boas pontes de pedra. A população, dizem que se eleva a mais de 6.000 habitantes e a altitude é de 2.726 pés acima do nível do mar. Uma grande quantidade de ouro foi outrora obtida aqui, mas essa fonte de riqueza há muito tempo esta esgotada, apesar de que às vezes ainda se vêem uns poucos dos habitantes mais pobres lavando o cascalho do rio. O comércio desse lugar é considerável, pois fica na estrada real de São Paulo a Ouro Preto, e também numa, se bem que a menos freqüentada, das duas estradas desta última cidade ao Rio (Viagem de um naturalista inglês ao Rio de Janeiro e Minas Gerais. Trad. de Helena Garcia de Sousa. Belo Horizonte: ltatiaia; S.Paulo: Edusp, 1981. p. 96).

Texto retirado do livro "Santos Negros e Estrangeiros" de Antônio Gaio Sobrinho.


- 142 -

Críticas e Dúvidas

Voltar para Celebridades
Voltar para a última página visitada