PASSADO, UM PRESENTE PARA O FUTURO

Em dezembro de 1997, foi realizada a campanha "Como valorizar nosso Patrimônio para melhorar o turismo" visando questionar e refletir a respeito dos potenciais econômicos , culturais e ambientais de nossa cidade. (Num quiosque em frente à loja Opção Saudável )

	Foram distribuídos folders que enfatizavam nosso grande acervo de atrações turísticas, nossos importantes exemplares da arquitetura colonial e eclética( Igrejas, casarios, pontes de pedra), nossa riqueza musical e cultural (Festividades Religiosas, Inverno Cultural, Orquestras bicentárias, Irmandades, Carnaval, Festas juninas, etc ).

	Nas cidades mais importantes do mundo, a preservação de seus bens culturais e ambientais contribui para o sentimento positivo de identidade, despertando admiração e respeito por parte de quem as visita. Para uma cidade crescer, não é preciso destruir o que já foi feito, pois é justamente essa herança que a diferencia de outras cidades.

Sabemos que o desemprego é um dos grandes problemas de hoje. E é esta a nossa grande alternativa: o TURISMO, que é uma atividade altamente lucrativa, que gera empregos para todo cidadão, amplia as oportunidades para todo tipo de serviço, e faz com que as condições de vida possam melhorar. Hoje podemos contar com a Lei Robin Hood: "ganha mais quem cuida melhor do seu município".

Para que o TURISMO possa tornar-se uma das principais atividades econômicas da nossa cidade , solicitou-se à população, através da Campanha, sugestões e idéias que pudessem viabilizar esse projeto. Foi surpreendente a participação e a qualidade das respostas! Procuramos então, agrupá-las de acordo com a temática abordada:

Idéias e sugestões da comunidade

1- Melhoria e embelezamento da cidade

. Limpeza urbana: Coleta, depósito e reciclagem do lixo. "Cidade limpa não é a que mais se varre, mas a que menos se suja"

. Arborização planejada

. Mais e melhores praças públicas

. Despoluição e urbanização do Córrego do Lenheiro

. Despoluição e revitalização do Alto do Cristo, Casa de Pedra, Betas de Ouro, Serras e Cachoeiras.

. Evitar elementos que descaracterizem os imóveis históricos: placas comerciais luminosas, letreiros nas paredes, telhas de zinco, basculantes e materiais modernos nas fachadas. Obs. o escritório técnico do IPHAN orienta gratuitamente com projetos de construção e reforma nas áreas tombadas. (Rua Mal. Deodoro nº12)

. Mudança dos camelôs e dos trailers para locais mais adequados aos seus interesses que não comprometam as áreas de preservação do centro histórico

. Reinstalação da fonte luminosa na Av. Presidente Tancredo Neves

. Tratamento de água e esgoto

. Plano Diretor(programa técnico-político fixador das diretrizes para o desenvolvimento e expansão urbana.Visa assegurar a ordenação disciplinada da cidade e o bem-estar físico, psicológico, social e espiritual da população

. Implantação de melhorias na administração municipal, para que se planeje melhor e desperdice menos os recursos orçamentários e as receitas municipais

2-Atividades de lazer

. Mais investimentos em áreas de lazer

. Promoção de festivais, exposições, convenções, concursos, feiras e eventos culturais

. Incentivo às atividades artístico-culturais.

( recitais e serenatas nas praças, regularmente)

. Feiras de artesanato e de culinária local

. Proibição de doações políticas de terrenos passíveis de tornarem-se áreas de lazer e praças. Ex: às margens do Córrego do Lenheiro

3-Patrimônio cultural

. Utilização do CORETO como centro de informações turísticas e para apresentações das bandas, orquestras e outras atividades artísticas

. Incentivos fiscais para fins de preservação do acervo arquitetônico e cultural (Ex.. Isenção do IPTU para imóveis preservados

. Campanhas para a conscientização do valor cultural e do potencial econômico do Patrimônio histórico na comunidade e nas escolas

. Revitalização das associações de bairros

. Restauração do Teatro Municipal

	

4-Infra estrutura turística

. Dotar São João del-Rei de uma boa infra estrutura para estar apta a sediar congressos, feiras e seminários.

. Estabelecer elo político e operacional no encaminhamento de projetos, fortalecendo sua inclusão nos planos de governo e na definição dos respectivos orçamentos.

. Formação e capacitação dos guias turísticos e dos profissionais que prestam serviços para o turismo, visando:o bem estar e ao bom atendimento ao turista

. Implantação de um Conselho Municipal de Turismo

. Profissionalização da rede hoteleira e de restaurantes: competitividade na qualidade e preço dos serviços prestados

. Desenvolvimento e incentivo ao artesanato da região (qualidade e originalidade dos produtos)

. Comércio turístico aberto aos domingos e feriados

. Melhoria da sinalização urbana e da sinalização das vias de acesso à cidade

. Melhoria e modernização de empreendimentos turísticos

. Normatização e controle do tráfego no centro histórico

. Folders informativos com mapa da cidade, indicando os locais a serem visitados e os bons serviços.

. Melhor divulgação dos eventos culturais que acontecem na cidade (agenda cultural permanente e calendário de eventos)

.Divulgação turística interna e externa (internet, mídias, agências de turismo,etc)

. Implantação da"Casa do turista": local com instalações adequadas para recebê-lo e informá-lo, com exposições de fotos, exibição de filmes e CD Rom sobre a cidade e região.

. "Linha Turismo": excursões organizadas do turismo a ser feito na cidade, nas cidades vizinhas, com roteiros de viagem

. Incentivo ao turismo ecológico

. Desenvolver um projeto de turismo regional através da articulação entre municípios,(Tiradentes, Prados, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Bichinho, Fazenda do Pombal, Represa de Camargos, Águas Santas etc )

. Criação de curso superior de TURISMO, HISTÓRIA, MUSICOLOGIA E ARQUITETURA.

. Por uma Maria Fumaça mais acessível e freqüente e otimização do complexo museológico da Rede Ferroviária Federal.

PASSADO É UM PRESENTE

DE MUITO FUTURO!!!

REVITALIZAÇÃO DE SÃO JOÃO DEL-REI:

ADOTE UMA ATITUDE!

Fruto de apurada avaliação baseada em opiniões e sugestões dos próprios participantes, foram contempladas várias perspectivas que nos levam a perguntar: Como posso contribuir para ajudar minha cidade a se desenvolver, tendo tantos potenciais e pessoas talentosas? São Jõao del-Rei precisa de você! Da participação das autoridades, entidades, empresas e pessoas da comunidade.

A terceira etapa da Campanha será a convocação da comunidade, no sentido de trabalhar para tornar possível a São Jõao del-Rei um desenvolvimento econômico mais inteligente e sensível às suas belezas históricas e naturais:

As atitudes poderão ser simples como não jogar lixo nas ruas ou nos córregos, respeitar o Patrimônio Histórico, etc, ou mais desafiadoras: participar ativamente dos programas de melhoria e revitalização de São João del-Rei ou investir no próprio trabalho, melhorando a qualidade dos serviços que você oferece, desenvolver ou patrocinar propagandas, campanhas, cursos para esse fim, etc. O importante é cada um fazer aquilo que estiver a seu alcance!

Posteriormente serão divulgadas as contribuições recebidas.

SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS !

REALIZAÇÃO: Alzira Agostini Haddad

COLABORAÇÃO: Alzira Barbosa, Lúcia Helena Bortolo de Resende, Suely Campos Franco

Agradecimento: À população, que participou com empenho, entusiasmo nas reflexões sobre este tema, e a todos que deram sua contribuição carinhosa, trabalhando na campanha e possibilitando a realização desta pesquisa.

- Opção Saudável. Prod. Naturais e originais

- A Primavera. Móveis e decoração

- A Colegial. 50 anos presente!

- Sociedade Sanjoanense de Arte e Cultura

- Associação Comercial e Industrial de S.J.d.R

- Sindicato do Comércio Varejista de S.J.d.R.

- Prefeitura Municipal de São João del-Rei

- FUNREI- Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei



- 162 -

Críticas e Dúvidas

Voltar para Campanhas
Voltar para a última página visitada